Todas as pessoas têm o direito de existir e de ter qualidade de vida. E quando falo de existir, refiro-me a desfrutar da experiência de estar vivo. Se escolhermos qualquer ponto da cidade e colocarmos no GPS, veremos que quem vai de carro chegará ao destino muito mais rápido do que quem precisa de transporte público. Isso me leva à ideia de que nem todas as pessoas têm, de fato, as mesmas 24 horas em um dia.
Se observarmos a rotina das pessoas, elas passam em média 8 horas por dia no trabalho, mais umas 2 horas se locomovendo do trabalho para casa e da casa para o trabalho. Se essa pessoa estudar, ela passa mais 5 a 6 horas na faculdade, além do período de deslocamento até a faculdade. Com isso, já se somam, em média, 15 horas do dia. Se o dia tem 24 horas, quando essa pessoa dorme? Quando ela pode praticar um esporte, ir ao cinema, ou ficar com a própria família?
Nem vamos falar do salário, que muitas vezes não cobre aluguel, faculdade, comida, atender a todas as necessidades básicas e comprar, por exemplo, um tênis novo. É urgente que o problema do trânsito seja resolvido e que se tenha um transporte público de qualidade. É necessário que exista um plano de desenvolvimento local, de fomento ao comércio e de geração de renda, para que essa pessoa consiga ter alguma qualidade de vida, para que ela possa realmente participar da vida da cidade em sua plenitude: tomar um sorvete, praticar um esporte, ir a uma biblioteca. Isso é o mínimo que precisamos ter.
E se essa situação que descrevi não fosse tragédia suficiente, ainda temos nossos irmãos que são invisíveis para a sociedade, pessoas em vulnerabilidade social que estão em situação de rua, e que têm os mesmos direitos de existir como qualquer outra pessoa. Precisamos repensar nossa cidade. Precisamos nos desenvolver de forma sustentável e promover a qualidade de vida das pessoas. Tem que acabar essa divisão de uma cidade de um lado da Fernão Dias e outra cidade esquecida do outro lado. Todos nós temos o direito de existir e Atibaia precisa ser uma cidade para as pessoas.
Que tal nos ajudar a transformar a cidade? Clique AQUI para nos deixar sua contribuição!
*imagem em destaque gerada por Google Earth Studio
0 comentários